quinta-feira, 26 de maio de 2016

Sisu oferecerá 56,4 mil vagas para o segundo semestre; inscrições começam dia 30

Da Agência Brasil
Mariana Tokarnia


Inscrições para o Sisu começam no dia 30 (Foto: Divulgação)
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições poderão ser feitas de segunda-feira (30) até o dia 2 de junho na internet, no site do Sisu. As vagas já estão disponíveis para consulta.

O número de vagas aumentou 1,5% em relação às cerca de 55,6 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram zero na redação.

Vagas remanescentes
Segundo a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, atualmente há mais de 1 milhão de vagas remanescentes de processos anteriores do Sisu. O ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante havia anunciado a criação do Sisu das vagas remanescentes para ocupar pelo menos 150 mil vagas ociosas nas redes federal e estadual de ensino superior.

Perguntada se a pasta manterá a proposta, Maria Helena disse que a questão está sob análise. De acordo com a ministra, cerca de 110 mil dessas vagas foram ocupadas no remanejamento.


"O que faremos é analisar quais são as áreas em que é possível abrir o remanejamento de vagas. O Brasil é um dos mais atrasados do mundo em relação a remanejamento de vagas no ensino superior", afirmou Maria Helena. "O ministro anterior abriu esse sistema apenas para a área de formação de professores. Pode ser que não seja suficiente para absorver as vagas existentes. O que vamos analisar é como podemos otimizar", acrescentou.

Governo do Estado trabalha para assentar famílias acampadas

Da AEN
Curitiba

O governador Beto Richa recebeu nesta quarta-feira (25), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para discutir uma pauta conjunta sobre as questões fundiárias do Paraná. Ao final do encontro, foi anunciado que o Estado dará suporte ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em uma força-tarefa para assentar as 10 mil famílias que vivem em acampamentos no Estado.

Encontro aconteceu  em Curitiba (Arnaldo Alves / ANPr)
O assessor especial para Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli, ressaltou que, ao longo dos últimos cinco anos, o Estado vem atendendo as demandas do movimento nas áreas da saúde, educação, cultura, esporte e na produção agropecuária. “Foi uma reunião produtiva e de pacificação. Nunca perdemos de vista a mesa de negociação e o entendimento”, disse Serighelli. “Desde 2011, estabelecemos o programa Paz no Campo. É isso que o governador e movimento querem”, afirmou. Todo o processo que temos é de entendimento e negociação”, ressaltou.

DIÁLOGO - O Paraná tem hoje 19,2 mil famílias já assentadas. Diego Moreira, da coordenação estadual do MST, destacou que há um balanço positivo da atuação do Governo do Estado nas questões agrárias nos últimos cinco anos. “A reunião foi bastante simbólica, porque restabelece um processo de diálogo na busca, principalmente, do assentamento das 10 mil famílias acampadas no Paraná”, afirmou. “O Governo do Estado se apresenta aberto para o processo de mediação política e o Incra também se compromete a apresentar um plano imediato para assentar essas famílias”, explicou Moreira.

POTENCIAL - O Paraná tem 66 acampamentos, com cerca de 10 mil famílias. Segundo o superintendente do Incra no Paraná, Newton Bezerra Guedes, que participou do encontro com o governador e o MST, o órgão tem áreas que somam 120 mil hectares, com potencial para assentar essas famílias. “Nós precisamos de um pouco mais de tempo para concluir a obtenção das terras, porque tem processos de compra, desapropriação, dívidas”, disse ele.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli, também avaliou o encontro como muito positivo. “O governador recebeu o MST para discutir, pontualmente, tudo o que tem acontecido de positivo e os pontos fora da curva que tivemos nessa relação no último mês”, disse ele.

“É preciso restabelecer o diálogo e a relação profícua que tivemos nestes últimos anos. De um lado o governo tem que tratar a questão da reintegração de posse em diálogo permanente com a Justiça, que é responsável pelos processos. De outro lado, claro, o apelo foi feito para que não tenhamos novas ocupações no Estado”, explicou.

Ele explicou que o Incra sinalizou um tratamento especial no Estado no sentido de promover a reforma agrária. “O governador manifestou interesse de conveniar com o Incra para fazer os assentamentos e resolver as questões dos acampamentos”.

EDUCAÇÃO E SAÚDE - Dentro do projeto Paz no Campo, do Governo do Paraná, foram trabalhadas as ações para a educação dos 11 mil estudantes das escolas itinerantes dos acampamentos e dos 8 mil alunos de colégios estaduais nos assentamentos; e na área da saúde dentro dos assentamentos e acampamentos.

O governo também tem dado apoio aos festivais de cultura, aos jogos da reforma agrária e às 18 cooperativas dos assentamentos do MST. “Hoje, temos assentamentos exportando seus produtos para a Europa e os Estados Unidos. Isso mostra que a reforma agrária, tendo apoio do governos estadual, federal e municipais, dá resultado e gera renda no campo”, destacou Serighelli.


PRESENÇAS – Participaram da reunião o diretor do Incra, Leonardo Goes Silva; o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o procurador do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior; e os deputados estaduais Felipe Francischini e Professor Lemos, além de dirigentes do MST.

Esquadrilha da Fumaça chega a Cascavel e promete novidades nesta quinta-feira

Da Secom
Cascavel

Os oito aviões que integram o Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB (Força Aérea Brasileira) chegaram nesta tarde (25) no Aeroporto Municipal de Cascavel. O precursor chegou pontualmente às 14 horas, já fazendo manobras e dando uma amostra do que vem por aí. Às 15 horas chegaram mais seis aviões que integram a demonstração e, um pouco mais tarde, por volta de 15h30, o oitavo avião, além de um Brasília, que integra as missões para apoio e o transporte de equipe e material.

Neste ano, a esquadrilha apresenta um diferencial nos aviões, conformou relatou o major José de Almeida Pimentel Neto, oficial de comunicação do Esquadrão. “É um prazer grande voltar à cidade, morei aqui, meu pai é do Exército e agora volto como piloto e, desta vez, trazendo novidades para a cidade. Antes utilizávamos um modelo T-27 Tucano e agora, depois de dois anos, implantamos aeronaves A 29 Super Tucano, que possibilitam novas manobras, que deixam o espetáculo bem mais emocionante. Temos certeza que a população irá aprovar, pois é um modelo caça responsável por garantir a segurança nas fronteiras do País”, detalha.

O avião está mais moderno e bonito. Tem novidades na numeração e na pintura, que agora é mais marcante e conta com o desenho da bandeira nacional na cauda, parecendo estar tremulando com o vento.

Na demonstração, que dura de 35 a 40 minutos, são realizadas cerca de 50 acrobacias, e envolvem sete pilotos, em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica e as manobras são realizadas com os sete aviões, e em alguns momentos com quatro, com três e com um avião, o Isolado. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução.

Uopeccan e escola
Hoje, logo após a coletiva de imprensa, pilotos da FAB foram até a Uopeccan visitar crianças em tratamento contra o câncer e até o Escola Municipal Adolival Pian, para fazer uma palestra com alunos. As atividades fazem parte das ações sociais da Esquadrilha nas cidades por onde o grupo se apresenta.

Deslocamento e estacionamento
De acordo como secretário de Administração e Comunicação, Alisson Ramos da Luz, é aconselhável que a população se dirija ao Autódromo com pelo menos uma hora de antecedência. A apresentação terá início pontualmente às 15h30. Os portões do autódromo serão abertos às 13 horas. O estacionamento é gratuito, assim como a apresentação. A orientação é entrar pelo portão 2, uma vez que o portão 3 será destinado a carros de serviço e ao transporte coletivo.

Transporte coletivo gratuito
Para facilitar o deslocamento até o Autódromo, será disponibilizado transporte público gratuito. Ônibus sairão de 31 escolas, conforme o itinerário abaixo, às 14 horas.

Confira o itinerário
1 - JOSÉ HENRIQUE TEIXEIRA - Rua Serra das Furnas, 1462 - Parque Morumbi
2 - DIVANETE ALVES BRITO DA SILVA - Rua Guaíba, 214 - Periolo
3 - LUIS CARLOS RUARO - Rua Corbélia, 2.243 - Cj. Res. Gramado
4 - ANIBAL LOPES DA SILVA - Rua Siriema, 234 - Floresta
5 - PROFª DULCE ANDRADE SIQUEIRA CUNHA -CAIC I Rua Cardeal, 1.309 - Residencial Clarito
6 - TEREZINHA PICOLI CEZAROTTO - Rua Francisco Alves, 590 - Jardim Esteves
7 - FRANCISCO VAZ DE LIMA - Avenida Interlagos, 541 - Interlagos
8 - PROFª MARIA FUMIKO TOMINAGA - Rua Leonardo da Vinci, 858 - Tarumã
9 - NOSSA SENHORA DA SALETE - Rua Guilherme Piovesan, 98 - Brasmadeira
10 - PROFª MICHALINA KIÇULA SOCHODOLAK - Rua José de Sá Cavalcante, 622 - Jd. Claudete
11 - -ALOYS JOAO MANN - Rua Salgado Filho, 3.533 - Cancelli
12 - MARIO PIMENTEL DE CAMARGO - Rua Angelo Godoi, 479 - Santos Dumont
13 - HERMES VEZZARO - Rua Caigangues, 482 - Santo Onofre
14 - FLORÊNCIO CARLOS DE ARAUJO NETO - Rua dos Trevos, 580 - Guarujá
15 - ANA NERI - Rua Apª dos Portos, 559 - XIV de Novembro
16 - ARTUR CARLOS SARTORI - Rua Cabo Hermito de Sá, 1.011 - Sta. Felicidade
17 - PROFª MARIA DOS PRAZERES NERES DA SILVA - Rua André de Barros, 849 - Jardim União
18 - IRENE RICKLI - Rua Munique, s/n - Cascavel Velho
19 - ATILIO DESTRO - Rua Portugal, 1.230 - Jardim Nova Itália
20 - EDISON PIETROBELLI - CAIC II Avenida Tito Muffato, 2.581 - Santa Cruz
21 - MARIA TEREZA ABREU DE FIGUEIREDO - Rua Xavantes, 1.389 - Santa Cruz
22 - ITA SAMPAIO - Rua Acácia, 206 - Parque Verde
23 - INGLACIR LOURDES FARINA - Rua Presidente Kennedy, 3.631 – Aclimação
24 - MANOEL LUDGERO POMPEU - Rua Graciliano Ramos, 1.099 - Alto Alegre
25 - RUBENS LOPES - Rua Manoel Ribas, 1.255 - Jardim Guanabara
26 - PROFª DILAIR SILVERIO FOGAÇA - Rua Gurgel, 1.210 - Jardim Panorâmico
27 - LUIZ VIANEY PEREIRA - Rua Filosofia, 325 - Jardim Maria de Lourdes
28 - PROFª ARMINDA TEREZA VILLVVOCK - Rua Medianeira, 604 - Jardim Colméia
29 - QUINTINO BOCAIUVA - Rua Getúlio Vargas, 326 - Jardim Cataratas
30 - ADOLIVAL PIAN - Rua Capanema, 550 - São Cristóvão
31 - JUSCELINO KUBITSCHECK- Rua Pará, 290 - Jardim Paraíso



quarta-feira, 25 de maio de 2016

Vai viajar neste feriado? A previsão do tempo aponta chuva em algumas regiões

Feriado de Corpus Christi promete muito descanso e a DPaschoal alerta que uma boa viagem começa com cuidados preventivos com o veículos

Assessoria de Imprensa da Dpaschoal
São Paulo

Chegou a hora tão esperada por tantos brasileiros, o feriado, Corpus Christi. Muitos anseiam por esta hora de descanso de malas prontas e preparados para viajar. A previsão de tempo mostra que em algumas regiões pode chover, tornando as estradas mais perigosas. E você já fez a revisão do seu carro?

Leandro Vanni, Engenheiro de Serviços da DPaschoal, lista algumas dicas simples para os motoristas, afinal uma viagem segura depende de um automóvel confiável.

Pneus: Não se esqueça de calibrar os pneus, lembre-se que a melhor forma de fazê-lo é com os pneus frios. Este pequeno cuidado garante economia de combustível e a utilização de toda a vida útil dos pneus. Não esqueça de calibrar o estepe!

Nível de óleo: Verifique o nível de óleo antes de sair de casa ou após uma longa viagem. Veículos submetidos às altas temperaturas em situação de tráfego urbano podem sofrer ainda mais com o consumo de óleo.

Freios: Atente-se ao seu painel, o freio quando apresenta alguma anomalia irá acender uma luz (cor vermelha). Não se esqueça de cuidar do fluído de freio, consulte um especialista a cada seis meses, pois ao longo do tempo ele absorve água e perde eficiência.

Palhetas: Alguns acabam se esquecendo delas, mas se o seu carro fica muito tempo exposto ao sol é importante dar uma olhada e verificar se elas não estão ressacadas. “Procure limpar o vidro com um pano úmido retirando todas as impurezas”, se a palheta estiver com problema, busque um especialista, que possa fazer a regulagem de seus braços de fixação.

Para finalizar, Vanni enfatiza: “Verifique a água do radiador, conforme a recomendação do fabricante, cheque o funcionamento das lâmpadas dianteiras e traseiras, verifique a validade do extintor de incêndio. E não se esqueça dos itens obrigatórios, a falta de triângulo, chave de rodas e macaco, pode transformar um pneu furado em uma longa espera por ajuda, além de resultar em infração e sete pontos na carteira”, conclui.


O valor da multa do primeiro artigo passou a ser multiplicada por dez e as outras duas outras por cinco. Todas as condutas são consideradas gravíssimas e geram sete pontos na Carteira Nacional do Habilitação. Nos artigos 191 e 203 do CTB, em caso de reincidência no período de até 12 meses da infração anterior, o motorista ainda deve pagar o dobro da multa. Além disso, forçar a ultrapassagem causa suspensão direta do direito de dirigir.


CAMPANHA: O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) criou uma estratégia diferente para chamar a atenção para a prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito. Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, a autarquia criou 31 pequenas campanhas publicitárias, com duração de um dia cada uma, sobre atitudes que podem fazer a diferença. Os vídeos mostram depoimentos inspirados em fatos reais e serão exibidos, um por dia, no site www.detran.pr.gov.br/maioamarelo e nas redes sociais do Detran.

Colisão frontal corresponde a 30% das mortes nas rodovias paranaenses

Da Agência Estadual de Notícias
Curitiba

Ultrapassar outro veículo pela contramão, em trecho separado por linha contínua amarela, é uma das infrações mais perigosas no trânsito e, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável por 30% das mortes registradas nas rodovias paraenses. Em 2015, o órgão registrou 73 acidentes causados pela conduta, quase metade resultando em mortes: foram 34 vítimas fatais e 58 feridos de maneira grave.

Essa prática é tema da campanha “31 dias para mudar o trânsito”, realizada pelo Detran-PR, como parte das ações do Maio Amarelo. Está entre os 31 vídeos disponbilizados no site da autarquia, durante o mês.

“Quando um veículo transita em alta velocidade em sentido contrário e colide com outro frontalmente, as velocidades são somadas, o que resulta em impactos mais violentos. Esse tipo de acidente representou apenas 4% do total de colisões registradas pela PRF no Estado, mas um grande número de mortes. Ou seja, é altamente letal”, explica o inspetor Fernando Oliveira.

Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), mostram que, de janeiro a abril de 2016, foram emitidas 9.394 notificações por ultrapassagem proibida, das quais 8.706 infrações são por ultrapassagem pela contramão.

“A pressa em chegar ao destino, a impaciência de ficar atrás de outro veículo, a falsa ideia de ter total controle sobre a via, são algumas das razões que levam muitos motoristas a realizarem a ultrapassagem perigosa. Com isso, temos uma conduta irresponsável, que coloca em risco os demais, que mata quem estava dirigindo corretamente e não consegue prever tamanho perigo ”, avalia o diretor-geral Detran, Marcos Traad.


PENALIDADES – Em 2014, devido à gravidade das infrações, a Lei Federal 12.971 enrijeceu as penalidades dos três artigos que tratam sobre ultrapassagem perigosa no Código de Trânsito Brasileiro: forçar a ultrapassagem (Art. 191); ultrapassar outro veículo pelo acostamento e passagens de nível (Art.202) e ultrapassar pela contramão outro veículo (Art.203). 

Amop participa do Dia do desafio

Assessoria da Amop
Cascavel
 
Funcionários da Amop fazem exercícios (Divulgação)

Pela primeira vez em seus 47 anos de história, a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) participa do Dia do Desafio, um evento criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. Na manhã desta quarta-feira (25), funcionários, contratados e estagiários da Amop, bem como o presidente da entidade, o prefeito de Tupãssi, José Carlos Cal Mariussi, participaram de uma atividade física coordenada pelo Sesc de Cascavel.

Acic não terá expediente nesta sexta-feira

Assessoria da Acic
Cascavel


Novo prédio da Acic será inaugurado
A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Cascavel informa que não terá expediente nesta sexta-feira, 27. A entidade aproveitará o feriado prolongado para mudar sua estrutura administrativa e funcional para o prédio ao lado do atual endereço.

A Acic passará a ocupar os três primeiros andares do Edifício Rui Barbosa, na rua Pernambuco em frente à Câmara de Vereadores. Os atendimentos na nova estrutura ocorrerão já a partir de segunda-feira, 30 de maio.


A inauguração oficial do novo espaço está agendada para o dia 17 de junho, a partir das 19h. A Acic é uma das maiores e mais antigas associações comerciais do Paraná. Ela foi fundada em 4 de abril de 1960 e representa os interesses de 11 mil empresas, mais de 92% delas de micro e pequeno portes.