quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Filme ‘Os Dez Mandamentos’ estreia hoje nas salas de cinema do Cascavel JL Shopping

 Assessoria de Imprensa
Cascavel JL Shopping


Um dos maiores fenômenos de audiência dos últimos tempos da televisão brasileira estreia hoje (28) sua versão cinematográfica! O filme ‘Os Dez Mandamentos’, baseado na novela bíblica exibida pela Record, será exibido em 1.000 salas de cinema pelo país, e Cascavel não ficará de fora deste circuito. Por aqui, até o dia 03 de fevereiro, os espectadores poderão assistir ao longa nas sessões das 14h20, 16h40, 19h e 21h20. Depois desta data, os horários podem sofrer alterações.

A adaptação da história já exibida no canal televisivo conta a saga de Moisés, desde seu nascimento até a chegada de seu povo à Terra Prometida, passando pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai, trazendo passagens de quatro livros da Bíblia. Apesar de a narrativa já ser conhecida dos telespectadores, o filme promete cenas exclusivas e um final inédito e surpreendente.


O elenco conta com Guilherme Winter como protagonista e outros nomes de peso como Sergio Marone, Gisele Itié, Samara Felippo, Mel Lisboa, Sidnei Sampaio, Camila Rodrigues, Petrônio Gontijo, Denise Del Vecchio, Paulo Gorgulho e Larissa Maciel. A direção é de Alexandre Avancini e o roteiro é de Vivian de Oliveira.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Coodetec lança produtos diferenciados no Show Rural 2016

Da Assessoria de Imprensa
Coodetec


A Coodetec está construindo uma nova história. Sem perder a essência, a empresa está investindo mais e apostando em novas sementes, em uma nova genética. No Show Rural Coopavel, realizado em Cascavel/PR, novos produtos serão apresentados para o cliente que busca mais produtividade, sem perder a qualidade dos grãos.

“Desde janeiro de 2015, a Coodetec passou a integrar o quadro de afiliadas da Dow AgroSciences. Continuamos ao lado do produtor e, agora, com acesso mais rápido às tecnologias. Em breve, apresentaremos portfólio renovado”, afirma o diretor geral, Vitor Cunha. Segundo ele, a empresa trabalha para apresentar produtos diferenciados, seja em trigo, soja ou milho. “Vamos aumentar cada vez mais a produtividade das lavouras.”

Soja
Nesta edição do Show Rural, a Coodetec lança uma nova variedade de soja. De acordo com o gerente comercial Marcelo da Costa Rodrigues, a cultivar CD 2591IPRO possui excelente potencial produtivo. “Para quem quer plantar safrinha de milho, a opção é essa cultivar que possui ciclo precoce.”
Além do lançamento, nas parcelas demonstrativas da Coodetec, o visitante encontrará três variedades de soja, com características específicas e adaptação em diferentes regiões.

Milho
O grande destaque deste ano é o híbrido de milho CD 3612PW. O lançamento da Coodetec atende produtores de Norte a Sul na safrinha. “A partir desse híbrido, os agricultores começarão a sentir diferença em nosso portfólio. Testamos em diversas lavouras do Brasil e conseguimos resultados excelentes, superando os principais concorrentes do mercado em até duas toneladas por hectare”, destaca Rodrigues.

Outros cinco híbridos de milho Coodetec estão no Show Rural Coopavel 2016. Todos com bons resultados no campo, seja no Verão ou na Safrinha.

Estande
 O estande da Coodetec no Show Rural Coopavel fica na avenida principal, próximo ao mirante. “Nossa equipe está preparada para atender e orientar os produtores de soja e milho. Dúvidas sobre nossos produtos e manejo de lavoura poderão ser sanadas em nosso estande. A Coodetec está sempre de portas abertas para o agricultor e buscando o seu sucesso em todas as safras”, enfatiza o gerente de marketing, Marcelo Bohnen.

O evento tem início na segunda-feira, dia 1º, e acontece às margens da BR 277, km 577, no Parque Tecnológico da Coopavel.



Sobre a Coodetec
 A Coodetec - Desenvolvimento, Produção e Comercialização Agrícola Ltda., uma empresa do grupo Dow AgroSciences, atua de forma responsável, contribuindo, através do melhoramento genético e da biotecnologia, para uma agricultura sustentável. Seu portfólio diversificado oferece uma ampla variedade de soluções, com alta tecnologia, para atender as diferentes demandas do mercado de trigo, soja e milho. Localizada em Cascavel/PR, a sede da empresa ocupa uma área de 465 hectares, incluindo departamentos administrativos, campos experimentais, laboratórios de melhoramento genético, biotecnologia, fitopatologia e qualidade de sementes. Ainda filiais nas cidades de Palotina/PR, Rio Verde/GO e Sorriso/MT, além da equipe externa de Vendas, Desenvolvimento de Produto, Pesquisa e Produção, que atua em toda a região produtora do Brasil e Paraguai.



Acipa realiza Feira de Adoção no Cascavel JL Shopping

Assessoria de imprensa
Acipa


Vários cães estarão disponíveis para adoção 
A parceria entre a Acipa (Associação Cidadã de Proteção aos Animais) e o Cascavel JL Shopping já é tradicional: há mais de três anos, são realizadas feiras e eventos que unem esses dois nomes de peso. E seguindo a tradição, no próximo sábado, 30, será realizada mais uma feira no piso G1 do Shopping, entre 10 e 18 horas.

Segundo a voluntária e 1ª Secretária da Acipa, Lis Marie Martini, o processo de adoção é simples. “É necessário apenas ser maior de 18, apresentar RG e comprovante de residência, passar pela entrevista de adoção responsável, assinar o contrato de adoção responsável e pagar a taxa de adoção”, explica.

A feira acontecerá no estacionamento G1 do Shopping e vários cãezinhos estarão por lá na espera de um lar. Os visitantes que não puderem adotar esses animais, podem passar pela feira para conhecer o trabalho da associação e até realizar doações a entidade. É a chance perfeita de adotar um pet e, ao mesmo tempo, ganhar um superamigo para o resto da vida!

Apreensão de drogas em Palotina


Assessoria de imprensa
19º BPM

Na madrugada de quarta-feira (27-01) Policiais Militares do 19º Batalhão de Polícia Milita
Polícia encontrou 37 quilos de maconha
r, Pelotão de Palotina, realizavam patrulhamento quando avistaram um veículo Fiat/Uno, ocupado por três pessoas, em atitude suspeita. Foi dado sinal de abordagem ao veículo utilizando o giroflex e sirene, porém a ordem não foi acatada, iniciando-se assim acompanhamento tático pela Avenida presidente Kennedy, sentido Toledo.

Durante a fuga, o veículo furou sinal vermelho de semáforo, transitou pela contramão (obrigando veículos a sair da pista) e sobre calçadas. Já na rodovia, foi efetuado disparo de arma de fogo no pneu do veículo, o que obrigou o condutor a parar, sendo que dois ocupantes correram para um mato ao lado da rodovia, tendo sido abordado somente o condutor.


Em busca realizada no interior do veículo, foram encontrados no porta malas 37,10kg de substância análoga a maconha, que estava embalada em três fardos. O indivíduo informou que a droga fora adquirida na cidade de Guaíra, pelos indivíduos que fugiram, e estaria sendo levada para a cidade de Francisco Beltrão. Diante dos fatos, o condutor, a droga e o veículo foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Policia Civil para serem tomadas as providências cabíveis.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Prefeito e secretários conferem início das obras na Serra da Borborema

Ponte que havia no local foi arrancada por enxurrada em
novembro do ano passado (Foto: Rosane Richetti)
O prefeito Edgar Bueno e o secretário de Serviços e Obras Públicas, Maurício Theodoro, conferiram, no sábado (23) o início das obras de reconstrução da ponte sobre o córrego Acero, na Rua Serra da Borborema, que liga os bairros Periolo e Brasília, na zona norte da cidade. O vereador Luiz Frare e o secretário de Esporte e Lazer, Wanderley Faust, acompanharam a vistoria.

A ponte teve as cabeceiras deslocadas pela força da enxurrada no dia 1º de novembro e precisou ser demolida. Devido à situação, foi solicitado à Secretaria de Assuntos Jurídicos a contratação emergencial para atender à comunidade o mais rapidamente possível.

A empresa Borenge Construções Ltda, que apresentou o menor preço, tem prazo de 120 dias para efetuar o serviço, pelo valor de R$ 239.215,56. Caso o tempo colabore, a empresa pretende concluir os trabalhos bem antes disso.


Cuidados com a alimentação das crianças nas férias de verão

Da Assessoria de Imprensa
Laboratório Álvaro

O melhor caminho para manter a saúde das crianças nas férias de verão é o planejamento. Rever os horários e adaptar a rotina das refeições sem prejuízo, analisando se a criança ficará em casa ou se viajará, se fará atividades físicas ou ficará em frente à televisão, para assim encontrar alternativas que garantam o seu bem-estar. Este é o primeiro conselho de Myrna Campagnoli, endocrinopediatra do Laboratório Alvaro, que lembra que “a saúde não entra em férias”.

A Dra. Myrna lembra que a diversão na praia pode oferece riscos à saúde. É comum casos em que a criança fica horas brincando na areia sem alimentação e hidratação adequadas, e sem o devido uso do protetor solar. No caso de crianças diabéticas, a situação é ainda mais grave, já que muitas delas chegam ao hospital com um quadro de hipoglicemia grave.

A médica afirma que o ideal é fazer três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e três lanches entre as refeições maiores. “Mas sem substituir um lanche por uma guloseima em frente à televisão”, diz.

Refrigerantes, salgadinhos e fast-food costumam ser pedidos com grande frequência pelas crianças nas férias. Quanto ao refrigerante, a Dra. Myrna reforça que esta bebida tem muitas substâncias artificiais e contém valor nutricional quase nulo. Em relação aos salgadinhos, o endocrinologista sugere que eles sejam consumidos, no máximo, até três vezes na semana, em dias alternados, levando em consideração os alimentos que foram consumidos no dia. “Hoje, é possível encontrar opções integrais, como salgadinhos assados, preparados à base de milho, ricos em fibras, gorduras poliinsaturadas e livres de corantes artificiais. São mais saudáveis porque têm menor quantidade de carboidrato”, explica.

Já quanto ao fast-food, a Dra. Myrna diz que, se a criança tem um hábito alimentar saudável e o consumo de fast-food for esporádico e equilibrado, o ideal é limitar as idas e negociar com os filhos para levá-los apenas quinzenalmente. Mas a médica reforça que os alimentos destas lanchonetes são ricos em calorias e gorduras. “Um sanduíche, acompanhado por batata frita e refrigerante, tem em torno de 1500 Kcal, o que corresponde a boa parte do que deveria ser ingerido em um dia.  Por isso, tente escolher opções mais naturais, sem bacon ou presunto, sem sanduíches duplos ou triplos”, exemplifica.

Para estimular hábitos alimentares saudáveis, a Dra. Myrna dá algumas sugestões:
Escolha e prepare junto os alimentos – Vá ao supermercado, à feira ou à quitanda com seu filho. Escolha os alimentos junto com ele e, depois, peça para que ele ajude a preparar a comida com você, nem que seja só lavar as verduras de uma salada. Certamente seu filho vai sentir mais prazer em comer aquilo que ele mesmo ajudou a preparar.

Refeição em família - Fazer as refeições em horários regulares e em família é extremamente saudável, não só para o corpo, mas também para o fortalecimento emocional de seu filho. E, se possível, desligue a TV durante as refeições para estimular o diálogo entre vocês.

Sinceridade e respeito – Seja sempre sincero para seu filho sobre o que ele está comendo. E lembre que ele tem paladar e que deve ser respeitado quando diz que não gosta de determinada comida.

Sobre o Laboratório Alvaro

Com 47 anos de atuação o Laboratório Alvaro é referência no segmento de exames laboratoriais na região Oeste do Paraná, garantindo ampla cobertura em Cascavel e Foz do Iguaçu, com 14 unidades de atendimento. O Alvaro também é referência nacional em apoio diagnóstico para cerca de cinco mil laboratórios em todo o país. Possui mais de 600 colaboradores e oferece mais de 1,7 mil tipos de exames de análises clínicas. Mais informações no site www.laboratorioalvaro.com.br .

Frigoríficos lideraram geração de emprego no Paraná em 2015

Frigoríficos fecharam o ano com saldo positivo de emprego
Da Agência Estadual de Notícias
Curitiba

A indústria de carnes driblou a crise e fechou o ano na liderança da geração de empregos no Paraná em 2015. O abate de suínos, aves e outros pequenos animais encerrou o ano com um saldo positivo de 5.078 empregos no Estado. Os dados são do Cadastro de Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, que mede a diferença entre admitidos e demitidos no período.

Em segundo lugar no ranking ficou o setor de fabricação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo, com saldo de 2.453, seguido por atividades de teleatendimento (2.367), apoio à gestão de saúde (2.102) e fornecimento de gestão de recursos humanos para terceiros (1.373).

Impulsionado por novos investimentos e pelas exportações, os frigoríficos de frangos e suínos seguiram ganhando espaço mesmo com a desaceleração da economia brasileira. “O setor vem se beneficiando, no mercado interno, da substituição, por parte do consumidor, da carne bovina, que ficou mais cara. Nas exportações, por sua vez, a venda de cortes de frango e suínos tem sido alavancada pelo câmbio, com a supervalorização do dólar”, diz Suelen Glinski Rodrigues dos Santos, economista do Observatório do Trabalho da Secretaria estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social.

O Paraná é atualmente o maior produtor e exportador de frango do País. Em 2015, as exportações paranaenses de frango bateram um novo recorde, com avanço de 15% sobre 2014 e totalizaram 1,48 milhão de toneladas. Já as vendas externas de suínos cresceram 43,3%, para 64,4 mil toneladas, na mesma base de comparação.

NOVOS FRIGORÍFICOS - O desempenho também vem sendo influenciado pela instalação de novos frigoríficos no Estado. Um levantamento realizado pelo Observatório do Trabalho com dados da RAIS mostra que, entre 2006 e 2014, a quantidade de estabelecimentos para abate de suínos, aves e pequenos animais cresceu 35%, passando de 102 para 138, de acordo com dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do IBGE.

“Os dados apontam para um desenvolvimento importante do Paraná nesse setor, com grandes frigoríficos concentrando grande parcela dos trabalhadores formais. Em média, a instalação de cada frigorífico representa a geração de 540 empregos”, diz.

A maioria dos empregos está concentrada nas regiões Oeste, Norte Central e Sudeste do Estado. Juntas, elas responderam por 76,37% do estoque de empregos do setor.

EFEITO MULTIPLICADOR - O abate de aves e suínos também puxou a geração de empregos em outras atividades. Pelo menos outras três categorias foram beneficiadas pelo vigor da produção dos frigoríficos: comércio varejista de produtos farmacêuticos para uso humano e animal, com saldo positivo de 954 vagas; criação de aves (762); atividades de apoio à agricultura (703).

O presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, que reúne os frigoríficos do Estado, calcula que atualmente pelo menos 10% dos empregos no Paraná têm alguma relação, direta ou indireta, com a cadeia da avicultura.


OUTROS SETORES – Além da agropecuária, que tem segurado a geração de empregos no Estado, os investimentos da Techint na área de plataforma de petróleo no Litoral e da Klabin na construção de uma fábrica de papel em Ortigueira, nos Campos Gerais, fizeram com que a crise do emprego demorasse um pouco mais para chegar ao Paraná em 2015. “Tivemos até março números positivos, quando outras economias, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, já apresentavam números ruins”. Mesmo assim, o Paraná sentiu o efeito da crise e fechou 2015 com um saldo negativo de 75 mil vagas entre admitidos e demitidos. A agropecuária e a administração pública foram os setores com resultado positivo, com 3.063 e 93 postos de trabalho gerados respectivamente, de acordo com dados do Caged.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Vestibular 2016 da Unioeste começa neste domingo

Da Assessoria de Imprensa
Unioeste

O Vestibular 2016 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), será realizado neste domingo (24) e nesta segunda-feira (25) em todos as cidades que sediam os campi da Instituição. Os 13.591 candidatos que irão disputar uma das 1.228 vagas devem ficar atentos aos locais de provas e horários de aberturados e fechamento dos portões.

Nos locais de provas a abertura dos portões ocorrem às 13h10 e o fechamento às 13h40. Com relação aos locais de provas, em Cascavel será na União Educacional de Cascavel (Univel) e na Universidade Anhanguera – Região do Lago, já a banca especial ocorrerá no Campus; em Toledo as provas serão realizadas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e as provas da banca especial no Campus da Unioeste; em Francisco Beltrão será na Universidade Paranaense (Unipar); em Marechal Cândido Rondon será no Campus da Universidade e na Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb) e em Foz do Iguaçu acontece no Campus da Unioeste e no Colégio Anglo. Exceto Cascavel e Toledo as provas de banca especial ocorrem nos locais de prova. 

A Diretoria de Concurso Vestibular lembra ainda que, as provas possuem a duração de quatro horas e durante os dois dias o candidato pode levar consigo seu caderno de provas, pois dessa forma, poderá conferir suas respostas com o gabarito definitivo e a planilha – que está no Manual do Candidato, pág. 11 – Planilha de Cálculo do Desempenho do Candidato.

O gabarito provisório do primeiro dia de prova será disponibilizado ao candidato até às 17 horas do dia 25/01, e o gabarito do segundo dia até às 17 horas do dia 26/01. O resultado final do Vestibular será divulgado conforme previsto em edital e será publicado em listas impressas disponibilizadas nos campi da Unioeste, pela imprensa e pelo endereço eletrônico do Vestibular.

Os recursos contra questões estarão disponíveis até às 17 horas do dia 28/01, as respostas aos recursos a partir das 17 horas do dia 02/02, os gabaritos definitivos no dia 03/02 até às 17 horas e a divulgação dos resultados dos candidatos aprovados ocorre no dia 19/02 até às 17 horas.

Recesso Acadêmico
 A Pró-Reitoria de Graduação avisa ainda que haverá recesso acadêmico e administrativo nos seguintes campi em que ocorrerão provas do Vestibular: Foz do Iguaçu; Francisco Beltrão; Marechal Cândido Rondon e Toledo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Águas das praias do Estado mantêm boa qualidade para banho

Da Agência Estadual de Notícias
Curitiba

Praias do litoral paranaense estão em boas condições
A balneabilidade da água nas prainhas artificiais do interior do Estado e nas praias do Litoral se manteve em boas condições durante a semana. De acordo com o 6º boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (22), apenas 3 locais monitorados estão impróprios para banho.

No Litoral, o Rio Nhundiaquara, na altura do Largo Lamenha Lins, e a Ponta da Pita, nos municípios de Morretes e Antonina, continuam impróprios para banho. Segundo o levantamento, todos os outros 44 pontos obtiveram bons índices de balneabilidade e são recomendados aos veranistas.

Dos 16 pontos analisados na Costa Oeste e Norte do Estado, o único local que apresentou concentrações de bactérias Escherichia coli (E.coli) em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) foi Porto Mendes, no município de Marechal Cândido Rondon. A condição imprópria para banho ainda é reflexo das fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas.

Para fazer a análise, as amostras de água foram coletadas nos dias e locais com maior fluxo de banhistas, além dos pontos com probabilidade de contaminação, como saídas de galeria de águas pluviais e foz de rios no mar. Os resultados positivos apontam a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, não indicada para consumo.

QUALIDADE DAS ÁGUAS - Os veranistas podem acompanhar a condição das águas do Estado por meio dos boletins de balneabilidade divulgados no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e do Verão Paraná (www.verao.pr.gov.br).


Além dos boletins, há indicação de balneabilidade na orla das praias, nos rios e nos reservatórios por meio de bandeiras. As bandeiras vermelhas apontam que a água não é recomendada em uma margem de 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. Já a bandeira azul mostra que a região está própria para banho.

Material escolar: Procon divulga pesquisa e orienta pais

Da Secom
Prefeitura de Cascavel

A temporada é de compra de material escolar em preparação à volta às aulas no mês de fevereiro. Visando orientar os pais, o Procon Cascavel realizou, entre os dias 7 e 11 de janeiro, a tradicional pesquisa de preços nas papelarias do Município, a qual apontou diferenças significativas de valores, que chegam a 1.000% em alguns produtos.

A comparação de preços entre os produtos que são mais utilizados pelos alunos nas escolas, segundo o coordenador do Procon, Pedro Sampaio, é fundamental na hora da compra. Ele lembra que é preciso levar em consideração que alguns dos produtos constantes na pesquisa podem sofrer alterações devido a descontos especiais, ofertas e promoções.

Segurança do material
O consumidor também deve estar atento às indicações dos produtos, conforme a idade do aluno. “Aqui abrimos um parênteses, alertando para que os pais comprem somente aqueles que contenham a certificação do Inmetro, a fim de resguardar a integridade e a segurança dos filhos. Um material colorido e bonito, muitas vezes, pode representar um perigo nas mãos dos pequenos”, alerta Sampaio.

Uso coletivo
Outro alerta do Procon é quanto a materiais de uso coletivo. Nenhuma escola pode exigir dos alunos materiais dessa natureza. Nessa lista entram materiais de escritório e materiais de limpeza, que muitos estabelecimentos de ensino costumam solicitar principalmente aos pais de crianças em pré-escolar e que estão dispostos em lei federal. “Além disso, os materiais que são entregues as escolas pelos alunos, devem estar identificado pelo nome, para que ao final do ano letivo sejam devolvidos ao aluno e reutilizado no ano seguinte”, destaca o coordenador do Procon.

Nota fiscal
Os pais devem exigir sempre a nota fiscal na hora da compra. O documento é indispensável caso ocorram problemas com as mercadorias.


Confira, neste link, a pesquisa completa.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Paraná bateu mais um recorde de exportação de frango em 2015

Da Agência Estadual de Notícias
Curitiba

Aumento na exportação foi de 15,17% em 2015
O Paraná consolidou sua liderança na exportação de frango no País com mais um recorde nos embarques em 2015. Foram 1,481 milhão de toneladas exportadas, volume 15,17% maior do que em 2014, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O Paraná representou 34% das exportações brasileiras, que somaram 4,304 milhões de toneladas no ano passado.

Impulsionada pelos investimentos das cooperativas agropecuárias, pela integração com o produtor e o bom resultado na exportação, a avicultura paranaense cresce mesmo com a economia nacional encolhendo. “A avicultura paranaense atingiu um forte grau de especialização, com a conquista de mercados exigentes e ainda tem espaço para expansão no Estado”, diz Francisco Carlos Simioni, chefe do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O setor respondeu por 20% das exportações do agronegócio do Paraná em 2015, de acordo com levantamento realizado pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep). Os principais mercados da carne de frango foram Arábia Saudita (22%), União Europeia (13%), China (11%), Japão (9%) e Emirados Árabes (9%).

A cadeia paranaense da avicultura abate cerca de 1,8 bilhão de aves por ano e gera 60 mil empregos diretos e cerca de 600 mil indiretos no Estado. Ao todo são 36 frigoríficos, a maioria na região Oeste, com uma produção de 3,6 milhões de toneladas, de acordo com o Deral.

RECEITA - As exportações de carne de frango somaram US$ 2,37 bilhões no ano passado, com uma variação de 0,10% em relação a 2014. O crescimento menor em faturamento, apesar do aumento do volume, ocorreu porque houve, em média, uma queda de 13% no preço do frango comercializado no Exterior, explica a economista Tania Moreira, do departamento técnico e econômico da Faep.

A queda dos preços em dólar, no entanto, foi compensada pela desvalorização do real, de acordo com Domingos Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar). “Alguns cortes não tiveram aumento de preços, principalmente alguns vendidos na Europa e em Hong Kong. Mas mesmo assim, com a diferença cambial, houve aumento de receita”, diz.

EXPANSÃO - Atualmente 152 países compram o frango paranaense. As oportunidades de expansão são grandes, principalmente com as restrições sanitárias impostas a alguns mercados, como Estados Unidos e México, por conta da gripe aviária. A previsão, de acordo com Domingos Martins, é que, dentro de cinco anos, o Paraná responda por 50% das exportações brasileiras de frango. “A crise brasileira é interna. No Exterior, para quem faz o dever de casa, trabalha com qualidade e é competitivo, há mercado”, afirma Martins.

A competitividade da avicultura paranaense é reflexo de uma combinação de fatores: oferta de insumos, como o milho, usado como ração, alta tecnologia de produção e investimentos em sanidade animal e agroindustrialização. Além disso, os frigoríficos souberam se adaptar às exigências dos mercados consumidores. O frango enviado para a Arábia Saudita, por exemplo, é abatido de acordo com o método Halal, que obedece a lei islâmica. O país é hoje o principal destino das exportações do setor no Estado.



Agronegócio responde por quase 
80% das exportações do Paraná

O agronegócio respondeu por 78% das exportações paranaenses em 2015. A participação é a maior desde o início da série histórica, em 2000, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O resultado foi impulsionado pela boa safra de grãos e pelo avanço nos embarques de carne de frango e de suíno. Em 2015 o setor exportou o volume recorde de 22,45 milhões de toneladas – 13% mais do que em 2014.

Apesar do aumento dos volumes, o valor exportado do agronegócio recuou 7,83% em dólar, para US$ 11,64 bilhões, devido à queda dos preços das principais commodities, de acordo com a economista Tania Moreira, do departamento técnico e econômico da Faep. Somente a soja, principal produto da pauta de exportações, registrou uma queda de 10% no valor exportado em 2015. Mas bateu recorde em volume, com 7,78 milhões de toneladas, 17,5% mais do que em 2014.

O aumento da participação do agronegócio na pauta de exportações do Paraná se intensificou na última década, com o aumento da produção agrícola e a perda relativa de outros setores, como a indústria de transformação, prejudicada pelo dólar alto. Em 2005, o agronegócio respondia por 59% das exportações do Estado.


O agronegócio tem uma participação no total exportado do Paraná bem acima da média brasileira. No país, o setor representa 43% do total enviado ao exterior.

Expocap 2016 é lançada

Da Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Capitão Leônidas Marques 

Dupla Toni e Tiago no lançamento da Expocap 2016
Foi um sucesso a festa de lançamento da Expocap (Exposição Feira Agropecuária, Comercial, Empresarial e Industrial de Capitão Leônidas Marques) 2016. Na ocasião, o prefeito da cidade, Ivar Barea, apresentou toda a estrutura do evento, os valores das cotas de patrocínio, camarotes, estandes internos e externos e, após o coquetel, presenteou os presentes com grande show da dupla Toni e Tiago.

O lançamento de uma das mais tradicionais feiras da região Oeste do Paraná contou com a presença de várias autoridades, como o prefeito de Santa Lúcia, o Jasko; o prefeito de Lindoeste, Silvio Santana e os deputados estaduais Nelson Luersen e Professor Lemos. Os membros da Assembleia Legislativa elogiaram a gestão de Ivar e a grandiosidade de mais uma edição da Expocap.

A Expocap 2016 será realizada do dia 28 de abril à 1 de maio, contando com atrações de renome nacional, como a da dupla sertaneja Cezar Menotti e Fabiano no dia 28 de abril; Christian e Ralf no dia 29 de abril; Conrado e Aleksandro no dia 30 de abril e, para fechar com chave de ouro a grande festa, shows da banda gospel Ministério Filhos do Homem e da dupla sertaneja Léo e Giba no dia do trabalhador.

Além do palco principal, a edição deste ano terá um palco alternativo com várias atrações, ao som de samba, pagode, rock, pop entre outros ritmos. A área total da feira é de 23.400m², com entrada totalmente gratuita. Não perca!

TRANSMISSÃO
Na ocasião, o prefeito Ivar Barea também aproveitou para transmitir o cargo de prefeito para a vice-prefeita, Cleudes dos Santos. Até o dia cinco de fevereiro, Capitão Leônidas Marques será comandada pela vice.








Trabalhadores rejeitam por maioria proposta de reajuste da BRF

Assessoria de Imprensa
Sindicato da Alimentação

Votos são contabilizados  e resultado é pela rejeição da
proposta da empresa (Foto; Silmar Ramos)
Os trabalhadores da unidade da BRF, em Toledo, no Paraná, rejeitaram por maioria na tarde desta quarta-feira, 20, durante Assembleia, a proposta de reajuste oferecida pela empresa na última rodada de negociação também ocorrida na cidade na segunda-feira, 18.Dos aproximadamente 6.800 trabalhadores, 4.608 compareceram para votar e 2.634 disseram não a proposta e outros 1.947 disseram sim. Nulos e brancos somaram 27 votos.

Com essa vitória, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Toledo e Região, que representa a categoria deve iniciar já nesta quinta-feira, 21, os preparativos para a greve, a menos que a empresa retome a negociação e ofereça uma nova proposta que atenda a todas as classes de salários, sem escalonamentos e com ganho real para os trabalhadores. Se confirmar a greve em Toledo, vai representar também marca histórica e negativa para a unidade, pois será a primeira em mais 40 anos de fundação.

“A Assembleia é soberana e sempre vale a vontade dos trabalhadores e a maioria entendeu que essa proposta não reconhece seus esforços que tornaram essa empresa uma das maiores do mundo”, definiu o presidente João Moacir Lopes Belino. 

Desde 2003, o históricos de negociações do Sindicato com a BRF sempre resultou na conquista de ganhos reais para trabalhadores, diferente da proposta apresentada neste ano que no entender do Sindicato privilegia uma classe de salários e desprivilegia outras com o chamado aumento escalonado.

Na prática, a empresa ofereceu reajuste de 10,33% para que recebe até R$ 1.300,00 e mais uma variável de R$ 50,00. De R$ 1.300,00 até R$ 1.600,00 a empresa ofereceu 7% e mais variável de R$ 480,00 e de R$ 1.600,00 acima, o aumento oferecido foi de R$ 6,5% com variável de R$ 700,00. Essa primeira parcela da variável seria paga já no mês março e partir daí, apenas se as metas estabelecidas pela empresa forem cumpridas.

A variável, segundo o presidente João Moacir, é boa apenas para a empresa que busca bater suas metas de produção e venda. “Entendemos que para o trabalhador isso não representa melhora e sim mais cobrança por parte de supervisores para que a produção seja aumentada”, disse João Moacir.

Histórico de negociações

Ano                            INPC %          Reajuste %                Lucro Real %
2003/2004               16,15              16,15                          0
2004/2005               5,72                6,72                            1
2005/2006               5,42                6,6                              1,18
2006/2007               2,71                4                                 1,29
2007/2008               4,78                6                                 1,22
2008/2009               7,25                8,3                              1,05
2009/2010               4,17                6,5                              2,33
2010/2011               5,39                8                                 2,61
2011/2012               6,68                8,5                              1,82
2012/2013               5,99                8,5                              2,51
2013/2014               5,58                8                                 2,42
2014/2015               6,34                8,5                              2,16

GANHO REAL NOS ÚLTIMOS ANOS – 19,59%                             

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Governo inicia obras de recuperação de estradas afetadas pelas chuvas

Da Agência Estadual de Notícias

Estradas da região Noroeste ficaram intransitáveis
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) iniciou nesta semana as obras de recuperação de estradas que foram prejudicadas pelas fortes chuvas que ocorreram na região Noroeste do Paraná. As equipes contratadas pelo departamento, por regime emergencial, iniciaram a recuperação do aterro da ponte do Rio Pirapó na PR-317, em Iguaraçu.

A primeira etapa da recuperação do trecho é a reconstrução do aterro, com pedras. Após, serão executadas uma nova base, pavimentação e sinalização no local. Técnicos avaliaram a ponte e a estrutura não foi danificada, por isso só será recuperado o aterro. A previsão é que esse trecho seja liberado em 30 dias, caso não ocorra chuvas novamente. O tráfego de veículos só será liberado quando o trecho estiver recuperado. O investimento será de R$ 610 mil.

As PRs-218 e 323 também estão com trabalhos de recuperação de aterro e pavimento em andamento. Os técnicos do DER estão percorrendo outros trechos afetados pelas chuvas e fazendo levantamento topográfico para iniciar os trabalhos o mais rápido possível.

Confira abaixo a lista das rodovias afetadas pelas chuvas em todo o Estado:

NOROESTE

PR-218, entre Amaporã e Planaltina, km 402, as equipes concluíram elaboração do projeto, orçamento para recomposição do bueiro e do aterro. Serviços em andamento- TRÁFEGO INTERDITADO

PR-218, entre Paranavaí e Graciosa KM 365, as equipes já concluíram a elaboração do projeto e orçamento para recomposição do aterro e bueiro. Serviços em andamento - TRÁFEGO INTERDITADO

PR-218, entre o Distrito de Graciosa e Amaporã, concluídos o projeto e o orçamento para recomposição do aterro e do bueiro. Serviços em andamento- TRÁFEGO MEIA PISTA

PR-576, acesso São João do Ivaí e Santa Mônica, concluídos o projeto e orçamento para recompor o aterro e o bordo. Serviços em andamento- TRÁFEGO MEIA PISTA

PR-323, acesso a Marabá, projeto e orçamento para recompor o aterro estão concluídos. Serviços em andamento- TRÁFEGO INTERDITADO

PR-323, acesso a Tapejara, projeto e orçamento para recompor a pista estão em andamento. Serviços em andamento- TRÁFEGO INTERDITADO

PR-323, entroncamento PR-479, projeto e orçamento para recompor o aterro e o bueiro estão em andamento. Serviços em andamento- TRÁFEGO MEIA PISTA

PR-323, acesso a Nova Olímpia, projeto e orçamento para recompor o aterro e o bueiro estão em andamento. Serviços em andamento- TRÁFEGO MEIA PISTA

PR-486, acesso a Alto Piquiri, levantamento topográfico concluído, projeto e orçamento em andamento para recomposição do aterro- TRÁFEGO INTERDITADO, DESVIO NO LOCAL

PR-486, acesso a Brasilândia do Sul (KM 98 e 122), levantamento topográfico e projeto concluídos para recomposição do aterro- TRÁFEGO INTERDITADO, DESVIO NO LOCAL

PR-680, acesso a Maria Helena, levantamento topográfico e projeto para recomposição da pista em andamento- TRÁFEGO MEIA PISTA

PR-317, em Iguaraçu, levantamento topográfico, projeto e orçamento concluído para recomposição do aterro da ponte. Serviços em andamento- TRÁFEGO INTERDITADO

PR-218, acesso a Ângulo, em andamento o levantamento topográfico para recomposição do bueiro TRÁFEGO EM MEIA PISTA

PR-218, acesso a Astorga, levantamento topográfico concluído, está em andamento o projeto e orçamento para recomposição do bueiro rompimento do aterro e sarjeta- TRÁFEGO INTERDITADO

PR-458, Guaraci a Santa Fé, em andamento o levantamento topográfico pare recompor o aterro- TRÁFEGO MEIA PISTA

PR-454, acesso a Granada, em andamento o levantamento topográfico pare recompor o aterro- TRÁFEGO POR DESVIO

PR-494, acesso a São João do Caiuá, em andamento o levantamento topográfico da ponte sobre o Rio São Francisco- TRÁFEGO INTERDITADO

PR-680, entre Maria Helena e Vila Formosa, erosão na pista - TRÁFEGO EM MEIA PISTA

PR-458, Florida e Atalaia, km 51, as equipes já concluíram a elaboração do projeto e orçamento para recomposição do escorregamento aterro cabeceira da ponte do Rio Pirapó. Serviços em andamento - TRÁFEGO INTERDITADO

PR-542, Alto Alegre a Colorado, em andamento o levantamento topográfico para recompor o bueiro- TRÁFEGO EM MEIA PISTA

NORTE

Na PR-436, km 102, (Ponte Rio das Cinzas), está em andamento o levantamento topográfico para recuperar a ponte sobre o Rio das Cinzas, entre Bandeirantes e Itambaracá. Usuários devem ir por Andirá- TRÁFEGO INTERROMPIDO

PR-538, em Londrina, está em andamento o levantamento topográfico para recuperar a ponte do Rio Bandeirantes- TRÁFEGO MEIA PISTA

CAMPOS GERAIS

PR-092, em Wenceslau Braz, devido a queda do aterro, colapso de bueiro e deslizamento da pista. Veículos leves podem fazer o desvio por ruas de Wenceslau Braz até que o trecho seja liberado. Nesse trecho, uma empresa em regime emergencial será contratada para recuperar a rodovia. Levantamento topográfico, projeto básico e orçamento estão em andamento- TRÁFEGO INTERROMPIDO

CONCESSIONADO

PR-444, em Arapongas, rompimento da rodovia entre os km 1 e 2. Motoristas que trafegam pela região devem passar por dentro de Arapongas para acessando o km 5 da rodovia. O trecho é de responsabilidade da concessionária Viapar. O local já foi sinalizado e as equipes já estão trabalhando. O prazo para liberar é de 40 dias- TRÁFEGO INTERROMPIDO

BR-376, km 272, em Mauá da Serra, problemas no pavimento. A concessionária Rodonorte, responsável pelo trecho, já está executando serviços no local - TRÁFEGO MEIA PISTA

BR-376, Serra do Cadeado KM 303, sentido Curitiba, houve problemas no pavimento. A concessionária Rodonorte, responsável pelo trecho, já está executando serviços no loca- TRÁFEGO MEIA PISTA


Acic reconhece importância de delegacia especial para combater o roubo de cargas

Da Assessoria
Acic


Há um bom tempo, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel acompanha o crescente número de ocorrências envolvendo furto e roubo de cargas em rodovias que cortam o Paraná. A entidade também recebeu inúmeras manifestações da preocupação de associados que, de uma forma ou outra, foram vítimas desse tipo de crime. E, diante das repercussões dessa modalidade criminosa, a Acic passou a solicitar providências a líderes e a órgãos competentes. Por isso, a associação comercial reconhece e enaltece a recente criação de uma estrutura específica para combater o roubo de cargas no Paraná.

De acordo com o presidente da Acic, Alci Rotta Júnior, essa é uma prática que precisa ser combatida com rigor, porque traz enormes prejuízos em vários estados brasileiros, inclusive no Paraná. “E a consequência são prejuízos financeiros enormes, bem como o sério risco a que são expostos motoristas e ajudantes abordados por esses criminosos”. Com uma delegacia especializada, o Paraná se sentirá mais protegido contra uma modalidade criminosa em forte expansão nos últimos anos. A Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, instalada em Curitiba, foi oficialmente inaugurada no dia 13 de janeiro.

Na ótica do secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, a Delegacia vai aumentar a eficácia dos trabalhos contra essa prática tão danosa. “As técnicas de investigação são diferentes e com essa especialização a equipe policial poderá aumentar seu know-how, criar banco de dados e trocar informações com outros estados”, afirma ele. Até o ano passado, os casos relacionados a cargas eram de atribuição da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas. Desde outubro, as atividades da nova unidade especializada começaram a ocorrer de forma independente, enquanto eram feitos os procedimentos administrativos necessários para funcionamento da delegacia em uma sede própria, bem como a aquisição do mobiliário.
  
Reivindicação
Instituída por meio do decreto 2.569, de 8 de outubro de 2015, a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas foi criada devido a uma reivindicação antiga do segmento, por meio da Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná) e Setcepar (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná), bem como de entidades empresariais de todo o Estado, a exemplo da Acic de Cascavel.

“Nós tivemos um acréscimo desse delito nos últimos anos no Paraná. Por isso, a gente entende que, com a criação da delegacia, vai ter um trabalho mais focado e de inteligência para desmantelar essas quadrilhas especializadas. É muito difícil o combate ao roubo de cargas, por mais que tenhamos caminhões com rastreador e gerenciamento de risco”, diz o presidente do Setcepar, Gilberto Antônio Cantú.

  
R$ 1 bilhão
Os dados mais recentes divulgados pelo setor mostram que, em 2014, houve um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão às empresas de cargas no País, com mais de 15 mil casos de roubo. O Paraná corresponde a 2 ou 3% desse montante, segundo o presidente do sindicato. “No primeiro governo Beto Richa tivemos um intenso trabalho com relação aos homicídios, resultando em uma forte redução do índice. Agora, nesse segundo período, uma preocupação é com relação aos crimes de patrimônio e, dentre eles, o roubo de cargas”, aponta o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Medicina da Unioesteé o curso mais concorrido, com 137 candidatos por vaga

Da Assessoria
Unioeste

O vestibular 2016 da Unioeste terá 1.228 vagas divididas em 65 cursos de graduação nos cinco campi da universidade.As provas serão no domingo (24) e segunda-feira (25) no período da tarde. Os cursos mais concorridos são: Medicina do campus de Cascavel, com 137,10 candidatos por vaga; Medicina docampus de Francisco Beltrão, com 101,05 por vaga; e Engenharia Civil do campus de Cascavel, com 32,50 candidatos por vaga. Veja a lista completa de concorrência em www.unioeste.br/vestibular/.

A primeira etapa do concurso será realizada no dia 24 e a segunda no dia 25, com a abertura dos portões às 13h10 e o fechamento às 13h40. As provas terão duração de 4 horas e nos dois dias o candidato pode levar seu caderno de provas, pois, dessa forma, poderá comparar suas respostas com o gabarito definitivo.

O conteúdo das provas foi dividido em três áreas. A área I é a de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e corresponde às matérias de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Inglês e Italiano) e Redação. A área II é Ciências Humanas e suas Tecnologias, correspondente a Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Na área III ,Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, estão as provas de Biologia, Física, Matemática e Química.

O candidato pode consultar o ensalamentono site www.unioeste.br/vestibular/ na opção Área do Candidato/Consulta de Ensalamento, com o número da inscrição ou nome completo.

O resultado final do Vestibular será divulgado conforme previsto em edital e será publicado em listas impressas disponibilizadas nos campus da Unioeste, pela imprensa e pelo endereço eletrônico do Vestibular.

MATRÍCULA - As convocações para a matrícula dos candidatos classificados no limite das vagas e chamadas posteriores serão realizadas nas datas constantes no calendário de matrícula para o ano letivo de 2016, que será publicado em www.unioeste.br/vestibular.

O candidato que fizer a matrícula e, por qualquer motivo, desistir do curso deverá providenciar o cancelamento na Secretaria Acadêmica do Campus de funcionamento do curso. Após a efetivação, os alunos deverão, obrigatoriamente, fazer a confirmação nos prazos previstos em calendário ou em edital.

Mais informações pelo telefone (45) 3220-3018.

Datas Importantes

- Primeiro dia de provas: 24/01 – abertura dos portões às 13h10 e fechamento às 14h40

- Gabarito provisório do primeiro dia: até às 17 horas do dia 25/01

- Segundo dia de provas: 25/01 – abertura dos portões às 13h10 e fechamento às 14h40

- Gabarito provisório do segundo dia: até às 17 horas do dia 26/01

- Recursos contra questões: até às 17 horas do dia 28/01

- Resposta aos recursos: a partir das 17 horas do dia 02/02

- Gabaritos definitivos: 03/02 – até às 17 horas


- Divulgação do resultado: 19/02 – até às 17 horas