sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Material escolar: Procon divulga pesquisa e orienta pais

Da Secom
Prefeitura de Cascavel

A temporada é de compra de material escolar em preparação à volta às aulas no mês de fevereiro. Visando orientar os pais, o Procon Cascavel realizou, entre os dias 7 e 11 de janeiro, a tradicional pesquisa de preços nas papelarias do Município, a qual apontou diferenças significativas de valores, que chegam a 1.000% em alguns produtos.

A comparação de preços entre os produtos que são mais utilizados pelos alunos nas escolas, segundo o coordenador do Procon, Pedro Sampaio, é fundamental na hora da compra. Ele lembra que é preciso levar em consideração que alguns dos produtos constantes na pesquisa podem sofrer alterações devido a descontos especiais, ofertas e promoções.

Segurança do material
O consumidor também deve estar atento às indicações dos produtos, conforme a idade do aluno. “Aqui abrimos um parênteses, alertando para que os pais comprem somente aqueles que contenham a certificação do Inmetro, a fim de resguardar a integridade e a segurança dos filhos. Um material colorido e bonito, muitas vezes, pode representar um perigo nas mãos dos pequenos”, alerta Sampaio.

Uso coletivo
Outro alerta do Procon é quanto a materiais de uso coletivo. Nenhuma escola pode exigir dos alunos materiais dessa natureza. Nessa lista entram materiais de escritório e materiais de limpeza, que muitos estabelecimentos de ensino costumam solicitar principalmente aos pais de crianças em pré-escolar e que estão dispostos em lei federal. “Além disso, os materiais que são entregues as escolas pelos alunos, devem estar identificado pelo nome, para que ao final do ano letivo sejam devolvidos ao aluno e reutilizado no ano seguinte”, destaca o coordenador do Procon.

Nota fiscal
Os pais devem exigir sempre a nota fiscal na hora da compra. O documento é indispensável caso ocorram problemas com as mercadorias.


Confira, neste link, a pesquisa completa.